Gazeta Esportiva, Bruno Ceccon – São Paulo, SP, 16 de setembro de 2015

Os 65 anos da televisão no Brasil serão comemorados no próximo 18 de setembro. Um dia depois, no Memorial da América Latina, ocorre o lançamento de “Gabus Mendes: Grandes Mestres do Rádio e Televisão”, livro que narra a saga e também destaca o amor da família pelo São Paulo Futebol Clube.

O escritor Elmo Francfort classifica a obra como uma “biografia conjunta” de Octávio e Cassiano Gabus Mendes, avô e pai de Cássio e Tato Gabus Mendes. Com exceção do patriarca, corintiano, os demais integrantes do clã, intimamente ligado ao desenvolvimento do rádio e da TV no Brasil, são fanáticos pelo São Paulo.

Octávio Gabus Mendes revolucionou o rádio e impulsionou o cinema brasileiro. Embora não tenha herdado a paixão do pai pelo Corinthians, Cassiano manteve o laço da família com a comunicação e foi pioneiro como diretor artístico da histórica TV Tupi.

Consagrado como novelista, ele criou histórias como “Alô Doçura”, “TV de Vanguarda”, “Beto Rockfeller”, “Anjo Mau”, “Locomotivas”, “Ti Ti Ti” e “Que Rei Sou Eu?”. Antes disso, o fanático torcedor do São Paulo também foi precursor nas transmissões esportivas.

A biografia conjunta dos Gabus Mendes possui um capítulo específico para tratar da relação da família com os esportes. A TV Tupi, sob o comando de Cassiano, transmitiu a primeira partida de futebol e também foi pioneira na exibição da Corrida Internacional de São Silvestre, conta a obra.

“A equipe esportiva da TV Tupi era forte e não poderia ser de outro jeito. Tinha herdado a paixão de um sujeito fanático pelo esporte: Cassiano Gabus Mendes. Para ele, o maior esporte era fazer televisão”, diz trecho da obra escrita por Elmo Francfort, sobrinho de um antigo cinegrafista de Cassiano.

Link para matéria: https://www.gazetaesportiva.com/times/sao-paulo/amor-dos-gabus-mendes-pelo-sao-paulo-tem-destaque-em-biografia/

Mais artigos relacionados
Carregar mais em Notícias

Veja também

Visite a exposição “50 Anos de Mídia no Brasil”

O Grupo de Mídia São Paulo, entidade que congrega os profissionais de mídia das agências d…